miércoles, 24 de agosto de 2011

a língua polaca

A primeira coisa que tenho que tenho a contar-vos é que a lingua polaca é mesmo complicada.

É a segunda lingua eslava mais falada sendo que a primeira é o russo, mas (felizmente) a língua polaca usa o alfabeto latino.

Quando aceitei o meu projecto, eu não sabia que tinha de falar polaco de modo fluente. Achava que cá todos falariam inglês no entanto antes de chegar sequer a fronteira já tinha descoberto que não. O comboio que apanhei em Berlim, deixou-me numa cidade da fronteira entre a Alemanha e a Polonha. Nesse comboio havia muitas mulheres velhas e também muitos jovens que iam para um festival de musica, e foi ai que descobri que quase ninguém sabia falar inglês, nos outros comboios que apanhei até Warclaw seria ainda pior por isso as primeiras horas na Polónia mostraram-me que falar polaco sería obligatorio.

Passei o primeiro dia com a minha mentora, sempre com dialagos em inglês (reconfortante). Mas logo no primeiro dia no Semper Avanti (organição de envio) o mais importante era mesmo falar polaco, porque os miudos não percebiam nada de inglês. Eu preciso de mais prática nessa nova lingua, pois vou trabalhar como babysitter de crianças com 2-3 anos, e também com idosos (pessoas com mais de 60 anos), infelizmente acho que não irão também falar inglês ou sequer perceber quando comunicar com eles.

Estou ja ha 2 semanas a estudar polaco, mas nos primeiros dias, não me conseguia lembrar de nada. Foram precisos 2 dias (Incrível!), só para dizer przepraszam (desculpa), até tive pesadelos com esta palavra.

Estava muito triste porque não conseguia lembrar-me de nada das aulas, mas um dia combinei com minha mentora e começei a rever tudo de modo a lembrar-me de mais coisas. Apesar de tudo estou apenas ha duas semanas a estudar uma das linguas mais complicadas, pois algumas pessoas dizem que depois do chinês é a lingua mais dificil.

Tenho a certeza que quando começar a interagir com os miudos, vou conseguir falar melhor porque eles são as pessoas com quem mais aprendemos.


1 comentario: